WordPress Parte 2

Home » Desenvolvimento » WordPress Parte 2

Posts, publicando conteúdo

Vamos conhecer melhor o painel de criar/editar posts no WordPress. Para visualizar todos os posts que já foram publicados, salvos em rascunho ou na lixeira basta ir no painel em Posts/Todos os Posts.

Posts WordPress

  1. Se você passar o mouse em cima do título do post vai aparecer as opções: Editar, Edição rápida, Lixeira, Ver. Então é só escolher qual quer e clicar.
  2. Você pode adicionar um novo post clicando em Adicionar Novo ao lado do título Posts. Ou pode ir em Posts/Adicionar Novo.

Note que nessa página também tem Opções de Tela e Ajuda. Em Opções de Tela você poderá mostrar/esconder itens da lista de posts, como por exemplo, esconder as tags.

Adicionar ou editar um post

Para adicionar um post é só ir em Posts/Adicionar Novo. Para editar um post, escolha um em Posts/Todos os Posts.

Ao clicar para adicionar ou editar um post, você tem essa página:

ADICIONAR OU EDITAR UM POST WordPress

1) Opções de Tela

Você pode clicar em Opções de Tela e marcar as opções Discussão e Autor, ou uma das outras opções que estão escondidas na página.

2) Título do post

É nesse campo que você digita o título do post.

3) Adicionar Mídia

O local onde você faz upload de todas as imagens que vão aparecer no post.

4) Post

Esse é o local onde ficará o post. Nele você digita todo o texto e insere as imagens.

5) Status do post

Nesse campo você pode escolher o status do post. Se será publicado, será uma revisão pendente, ou um rascunho.

6) Visibilidade do post

Nesse campo você escolhe a visibilidade do post.

  1. Público: depois de publicado, qualquer um que visitar o blog conseguirá ver o post.
  2. Protegido por senha: depois de publicado, somente quem tiver a senha do post conseguirá ler ele (e comentar).
  3. Privado: depois de publicado, somente usuários logado no painel do WordPress conseguirão ver o post.

7) Data de publicação

Você pode editar a data em que será publicado o post.Se você colocar uma data futura, ele agenda o post e este só será publicado quando chegar aquele dia.

8) Atualizar ou Salvar

Esse botão é o que vai publicar ou atualizar o post. Só pressione ele depois que terminar de escrever seu post, o título do post e escolher a categoria.

9) Formato do post

Essa opção pode não aparecer de forma alguma no seu painel. Isso é opcional no WordPress e depende de como foi criado o tema (layout do blog) que você está usando. Normalmente só é colocado essa opção quando o layout e a programação foi feito pensando nelas.

10) Categorias

Selecione a categoria que esse post pertence. Você pode criar a categoria clicando em Adicionar nova categoria ou indo em Posts/Categorias. Esse campo é obrigatório. Se você não escolher uma categoria, o WordPress usa a categoria padrão (Sem categoria) como a categoria do post.

11) Tags

Adicione as tags relacionadas ao post. Esse campo é opcional.

12) Imagem destacada

Selecione uma imagem relacionada ao post para ser a imagem destacada do post. Esse campo é importante porque muitos plugins usam ele pra fazer certas funções, como o plugin de posts relacionados que pode usar a imagem destacada para mostrar ela no posts relacionados.

13) Discussão

Você pode escolher se esse post terá ou não comentários. Se esse campo não estiver aparecendo pra você é porque você não ativou ele em Opções de Tela.

14) Autor

Se você tem 2 ou mais pessoas cadastradas no seu painel para criar posts, você pode trocar o autor do post nesse campo. Se esse campo não estiver aparecendo pra você é porque você não ativou ele em Opções de Tela.

Diferença entre páginas e posts

Posts

  1. Possui feed
  2. Permitem comentários
  3. Pode-se organizar eles por categorias e tags
  4. É gerado um arquivo de posts por semana, mês e ano
  5. É possível usar posts relacionados (também conhecido como Leia também)

Páginas

  1. Permite comentários (mas muitos temas vem configurados para não terem comentários em páginas)
  2. Pode ser subpágina de outra página
  3. É possível escolher um modelo de página diferente do padrão
  4. Não tem feeds
  5. Não tem como adicionar categorias e tags
  6. Não possui arquivo de páginas por semana, mês e ano
  7. Não tem páginas relacionados (também conhecido como Leia também)

As páginas no WordPress normalmente são criadas para assuntos como: “sobre”, “contato”, “termos e condições de uso”.. e outras páginas que não precisam aparecer nos feeds.

Para visualizar todas as páginas que já foram criadas, salvos em rascunho ou na lixeira, basta ir no painel em Páginas/Todas as Páginas.

Como funciona PÁGINAS WordPress

  1. Se você passar o mouse em cima do título da página vai aparecer as opções: Editar, Edição rápida, Lixeira, Ver. Então é só escolher qual quer e clicar.
  2. Você pode adicionar uma nova página clicando em Adicionar Nova ao lado do título Páginas. Ou pode ir em Páginas/Adicionar Nova.
  3. Em Opções de Tela você pode escolher mostrar/esconder alguns itens da listagem de páginas como comentáriosdata.

Adicionar ou editar uma página

Para adicionar uma página é só ir em Páginas/Adicionar Nova. Para editar uma página, escolha uma emPáginas/Todos as Páginas.

Ao clicar para adicionar ou editar uma página, você visualiza esse editor:

Adicionar ou editar uma página no WordPress

1) Opções de tela

Você pode clicar em Opções de Tela e marcar as opção Discussão, ou uma das outras opções que estão escondidas na página.

2) Título da página

O título que terá sua página.

3) Adicionar Mídia

O local onde você faz upload de todas as imagens que vão aparecer na página que está criando.

4) Página

O conteúdo que deverá aparecer na página.

5) Discussão

Você pode escolher se essa página terá ou não comentários. Se esse campo não estiver aparecendo pra você é porque você não ativou ele em Opções de Tela.

Dependendo do tema que estiver usando, os comentários podem não aparecer na página quando visualizar ela mesmo se você marcou a opção para ter comentários. Em alguns temas, pode ser necessário você usar um modelo para comentários (leia o tópico 10) e ativar a opção de comentários, para que os comentários aparecem na página.

6) Status da página

Nesse campo você pode escolher o status da página. Se será publicado, será uma revisão pendente, ou um rascunho.

7) Visibilidade da página

Nesse campo você escolhe a visibilidade da página.

  1. Público: depois de publicado, qualquer um que visitar o blog conseguirá ver a página.
  2. Protegido por senha: depois de publicado, somente quem tiver a senha da página conseguirá ler ela (e comentar).
  3. Privado: depois de publicado, somente usuários logado no painel do WordPress conseguirão ver a página.

8) Data de publicação

Você pode editar a data em que será publicado a página. Se você colocar uma data futura, ele agenda a publicação da página para aquela data.

9) Página Mãe

Nesse campo você pode escolher se a página que está criando terá uma página mãe. Esse campo é opcional. Se você escolher uma página mãe, a página que está criando se torna a “página filha”, ou “subpágina”, deixando a URL da página mais ou menos assim: http://site.com/pagina-mae/pagina-filha/

10) Modelo

Nesse campo você escolhe se a página que está criando irá usar o modelo padrão ou algum outro modelo. Esse campo é opcional e só aparece ali se o tema que estiver usando tiver modelos diferenciados para páginas.Caso o tema não tenha, o WordPress automaticamente usa o modelo padrão para páginas. Os tipos de modelos são diferenciados e depende do tema que está usando. Os modelos podem ser para uma página com comentários, página com 100% do espaço e sem lateral, página sem topo e rodapé, página com cor diferente, página com formulário de contato… são muitas as possibilidades, mas depende do tema usado.

11) Ordem

As páginas são normalmente organizadas alfabeticamente, mas você pode escolher sua ordem digitando um número. Esse campo é opcional.

12) Imagem destacada

Selecione uma imagem relacionada à página para ser a imagem destacada. Esse campo é opcional, mas dependendo do tema que estiver usando e do modelo de página, pode ser necessário.

13) Atualizar ou Publicar

Esse botão é o que vai publicar ou atualizar a página. Só pressione ele depois que terminar de escrever o conteúdo da sua página, o título e qualquer outra configuração necessária para o funcionamento dela.

Categorias e tags

Qual a diferença entre categoria e tag? As duas servem para que você possa organizar seus posts. Mas dependendo do tipo de site ou blog que você tem, e do tema que está usando, elas podem ter funções diferentes ou específica para alguma coisa. A forma básica de usar elas seria a categoria para assuntos ou colunas principais no blog, e tags seriam as palavras-chave relacionadas ao post

Exemplo:

Você está fazendo um post com a resenha de um livro literário:

  1. A categoria do post seria Resenhas
  2. As tags poderiam ser: nome do autor, nome da editora do livro, o gênero do livro

Para adicionar ou editar uma categoria no WordPress é só ir no painel em Posts/Categorias.

O que é categorias no WordPress

Ao abrir a página, do lado esquerdo você tem o formulário para criar uma nova categoria, já do lado direito você tem a lista das categorias que já foram criadas.

1) Nome da categoria

Adicione o nome da categoria que quer criar.

2) Slug

O slug é a URL que terá sua categoria. Esse campo é opcional. Se você não preencher, é gerado sozinho o slug de acordo com o nome da categoria. Se você está criando uma categoria com o nome “Look do dia”, você pode preencher o slug com look-do-dia. Então a URL da página da categoria será http://seusite.com/category/look-do-dia/

Observação: se você já tem categorias criadas e está pensando em trocar o slug delas, note que isso poderá afetar suas visitas no blog, pois buscadores como Google já devem ter indexado as URLs do seu blog, então quando você altera e alguém tenta acessar aquela outra, vai para página de erro. Os buscadores demoram um pouco pra atualizar essa informação.

3) Pai (ou mãe)

Essa é a categoria pai, da categoria que está criando. Esse campo é opcional. É para quando você quer criar uma subcategoria e manter a URL com a categoria pai e a categoria filha. Se selecionar em pai “Looks” e o que está criando for “Look do dia”, a URL dessa categoria fica assim:http://seusite.com/category/looks/look-do-dia/

4) Descrição

A descrição da categoria. Esse campo é opcional. O bom de preencher esse campo é que alguns plugins de SEO usam ele para gerar a descrição da página da categoria. E dependendo de como seu tema foi feito, pode usar isso para mostrar na página da categoria para os visitantes do blog.

5) Adicionar nova categoria

Depois de preencher o formulário é só clicar no botão para criar a categoria.

6) Categorias criadas

Do lado direito da página tem a lista das categorias criadas. Ao passar o mouse em cima de uma categoria, aparece opções para editar ou excluir. A categoria padrão do WordPress é a Sem categoria, ou se você instalou o WordPress em inglês, o nome dela é Uncategorized. Essa categoria padrão não pode ser excluída, apenas editada. Quando está criando um post no WordPress é obrigatório escolher uma categoria. Se você não escolher uma, o WordPress usa a categoria padrão para o post. Quando você exclui uma categoria que tem posts, os posts dela serão atribuídos à categoria padrão.

Menus do WordPress

Menus no WordPress é onde fica a lista de links para páginas internas ou externas do seu site/blog. Você pode organizar esses links na ordem que desejar sem precisar editar código. Para que a opção de menus funcione, é preciso estar ativada no seu tema. Você encontra essa opção em Aparência/Menus. Se não está aparecendo pra você é porque seu tema não está configurado para usar essa opção.

Menus do WordPress

  1. Opções de tela: mostrar/esconder itens da página de menus;
  2. Crie um novo menu: você pode clicar nesse link para criar um novo menu;
  3. Outra opção para criar/editar um menu.

Tutorial WordPress

1. Opções de tela

Ao clicar em Opções de tela você terá alguns itens que pode mostrar/esconder da página de menus. A opção “destino do link” se ativada você poderá fazer um link abrir em nova janela/aba (opcional).

2. Gerenciar posições

Local em que você escolher em que lugar do layout o menu vai aparecer. Para que isso funcione, o tema que estiver usando precisa estar configurado algumas posições, assim você escolhe a posição em que o menu que criou deve aparecer.

3. Crie um novo menu

Clique nesse link para criar um novo menu.

4. Links para adicionar ao menu

Escolha um dos links para adicionar ao menu. Ao clicar na setinha de cada item, a caixa abre com as opções.

  1. Páginas: terá uma lista de links das páginas que você tem criado no painel do WordPress, então você seleciona qual delas devem aparecer no menu e depois clica em Adicionar ao menu.
  2. Links personalizados: você pode adicionar um link qualquer para aparecer no menu. Esse link pode ser para o facebook, twitter ou qualquer outra página que desejar.
  3. Categorias: terá uma lista de links das categorias que você tem criado no painel do WordPress (crie elas em Posts/Categorias), então você seleciona qual delas devem aparecer no menu e depois clica em Adicionar ao menu.
  4. Tags: terá uma lista de links das tags que você tem criado no painel do WordPress (crie elas em Posts/Tags), então você seleciona qual delas devem aparecer no menu e depois clica em Adicionar ao menu.
    Para que essa opção Tags apareça aqui, é necessário marcar ela em Opções de tela.

5. Estrutura do menu

Aqui terá a lista de todos os itens adicionados ao menu. Você poderá clicar, segurar e arrastar, para cima ou para baixo, cada item, para mudar a ordem deles. Se você arrastar o item um pouco para a direita, abaixo de outro item, você cria um submenu. Ao clicar na seta, ele abre a caixa de opções do link.

6. Adicionar automaticamente

Se você marcar essa opção, qualquer página nova que criar no painel do WordPress, será adicionada automaticamente ao menu. Recomendo deixar desmarcado essa opção.

7. Posições no tema

Aqui você escolhe onde o menu vai aparecer no seu tema. Note que para isso funcionar, seu tema precisa estar configurado com as posições.

8. Salvar menu

Depois de organizar todos os itens do menu, é só clicar no botão para salvar.

9. Excluir menu

Ao clicar nesse link, você exclui o menu.

O que é Widgets?

Widgets no WordPress é uma das coisas mais legais para quem não entende de programação. Ele permite que nós programadores deixe certas funções pré-configuradas para que o usuário possa adicionar/remover/editar quando desejar. Na maioria das vezes os widgets são usados para gerar todo o conteúdo da lateral de um blog, mas dependendo do tema que estiver usando e de como foi feito a programação, pode ser usado pra alterar conteúdo de outras partes de um site ou blog.

Para alterar os widgets você entra no painel do WordPress e vai em Aparência / Widgets. Também é possível alterar os widgets indo em Aparência / Personalizar, mas lá a forma como você edita eles é pouco diferente da que foi explicada mais abaixo.

Obs.: dependendo do tema que estiver usando pode ser que não exista a opção de Widgets. A opção precisa estar ativada e configurada para ser usada no tema.

O que é Widgets no WordPress

1. Widgets disponíveis.

Essa é a parte onde ficam todos os widgets disponíveis pra você adicionar na lateral do blog (área de widgets / sidebar).Pra adicionar um widget, é só clicar e segurar em cima de um, depois arrastar ele para a área de widgets. Se preferir, você pode só clicar em cima, então ele abre uma opção com o botão “adicionar widget”.

Widgets padrão do WordPress são:

  1. Agenda – que na verdade não é uma agenda, é um arquivo de posts em forma de calendário, ele vai gerar link para um post no dia em que ele foi publicado;
  2. Arquivos – arquivo de posts por mês em forma de lista simples ou suspensa (dropdown);
  3. Categorias – categorias em forma de lista simples ou suspensa (dropdown);
  4. Comentários – mostra uma lista simples de últimos comentários publicados no blog;
  5. Menu personalizado – mostra uma lista de links personalizados (primeiro você precisa criar o menu em Aparência/Menus);
  6. Meta – esse widget quase nunca é usado, apenas mostra link para rss e login;
  7. Nuvem de tags – mostra as tags mais usadas nos posts (é possível mostrar as categorias no lugar das tags);
  8. Pesquisar – gera o formulário de busca;
  9. Páginas – mostra uma lista de páginas publicadas;
  10. RSS – mostra as últimas atualizações de um endereço de feed;
  11. Texto – usado para inserir texto simples e também é bastante usado para inserir banners de publicidade, já que permite tags HTML (só colar o código do banner);
  12. Tópicos recentes – mostra os últimos posts publicados

O WordPress antes tinha por padrão o widget “Links” porque tinha essa opção ali na lateral, que é onde você conseguia adicionar vários links de outros sites e blogs, separados por categorias, e depois adicionava na lateral do blog. Nas últimas versões essa opção vem desativada por padrão, mas é possível que ela seja ativada no tema e então aparece nos widgets a opção “Links”.

2. Área de widgets

Essa é a área onde você adiciona os widgets que quer que apareça no seu site/blog. O nome dessa “área” pode ser outro como “Sidebar”, “Sidebar mobile” ou qualquer outro nome, depende de como o programador configurou no código. Também pode ter várias áreas, não só uma, tudo depende de como é o tema usado e como foi programado. Você pode editar um widget clicando na seta dele. Ao clicar pra editar, aparece opção de edição (se o widget permitir) e tem a opção “excluir” que ao clicar nela deleta o widget da área de widgets. Também é possível mudar a posição dele, arrastando para cima ou para baixo até a posição que deseja.

Depois de fazer as alterações é só visualizar sua página.

3. Widgets inativos

Nessa parte você pode adicionar widgets que estavam na área de widgets mas decidiu não usar mais, só que não queria excluir eles totalmente.

Adicionar mais widgets

Para adicionar outros widgets é necessário que você tenha algum plugin que gere um widget. Por exemplo: você ativa um plugin de posts populares, então esse plugin gera um widget “posts populares” para você adicionar na área de widgets. Também é possível o programador criar widgets diferenciados para o tema, sem necessidade de plugins.

Adicionar mídia / imagens

Quando você estiver criando um post (ou página) e quiser adicionar imagens nele, basta clicar no botão Adicionar Mídia.

Adicionar mídia / imagens no wordpress

Ao clicar no botão, uma janela irá abrir com a opção de fazer upload das imagens e outras opções.

Como adicionar mídia / imagens no wordpress

1) Inserir mídia

Onde você irá fazer upload das imagens e inserir uma a uma (ou várias de uma vez) ao post.

2) Criar Galeria

Você pode entrar nessa opção, fazer upload de imagens para criar uma galeria e depois inserir no post.

3) Definir imagem destacada

Você pode escolher uma imagem para ser a imagem destacada do post

4) Inserir do URL

Você pode inserir uma imagem através do URL dela.

5) Enviar arquivos

Se você escolher a opção Inserir mídia, Criar galeria ou Definir imagem destacada, terá essa opção de enviar arquivos.
É só arrastar as imagens para a janela ou clicar no botão para buscar elas no seu computador, e então fazer o upload delas.

6) Biblioteca de mídia

Onde tem todas as imagens que você já fez upload no painel do WordPress.