O que é um VPS?

Home » VPS » O que é um VPS?

O que é um VPS?

VPS é a sigla para Virtual Private Server, ou Servidor Virtual Privado, como é chamado em português, e pode ser definido como um espaço ‘isolado’ (servidor virtual) dentro de um servidor físico. Cada servidor virtual (container) funciona exatamente como um servidor dedicado, apesar de possuir capacidade de processamento menor, podendo manter seus próprios scripts, usuários, processos, arquivos, softwares etc.

O gerenciamento individual dos recursos permite garantir memória RAM, CPU e espaço em disco para cada VPS. Isso significa que, independentemente do que o servidor virtual “ao lado” esteja processando, não haverá interferência na performance do seu.

O Servidor VPS da Brasilhosting.NET é oferecido com o sistema operacional Windows. É possível escolher ainda entre os planos com painel de controle (cPanel/WHM) e sem painel de controle. Confira, abaixo algumas diferenças:

  1. VPS com cPanel: Sistema de gerenciamento total, com suporte para todas as aplicações que acompanham o cPanel.
  2. VPS sem Painel de controle: Sistema de gerenciamento parcial, com suporte limitado, cobrindo questões como falhas de hardware, sistema operacional, etc.

O que significa semi-gerenciado ou gerenciamento parcial?

Os Servidores VPS (Virtual Private Servers) que não possuem painel de controle cPanel, são considerados semi-gerenciados. Nestes casos, nossos administradores irão lidar apenas com qualquer questão relacionada ao hardware, sistema operacional ou problemas de configurações básicas que podem surgir em seu servidor como, por exemplo:

  1. Questões de alto uso de processamento (Load) ou lentidão;
  2. Problemas básicos relacionados ao website (erros internos, 404, etc);
  3. Problemas relacionados à rede;
  4. Falha na reinicialização do servidor;
  5. Falha no hardware;
  6. Configuração básica

Caso tenha alguma dúvida ou precise de esclarecimentos sobre itens que não estão listados acima, por favor, entre em contato com o nosso Suporte.

O que é um VPS? Brasilhosting.net

É importante que lembre, no entanto, que não recomendamos que um servidor VPS seja utilizado como solução em casos de sites ou aplicações que necessitem de uma grande capacidade de processamento.